Ficha para avaliação do TCLE

1. IDENTIFICAÇÃO

2. AVALIAÇÃO TCLE

Sim Não
O termo de consentimento apresenta linguagem clara e direta, permitindo que a pessoa interessada entenda a finalidade da pesquisa realizada.
Não há termo de consentimento escrito. A forma como a inclusão na pesquisa será feita está explicitada. Há justificativa sobre como será feito o consentimento oral.
Os objetivos e os procedimentos que serão empregados na coleta de dados estão apresentados de maneira explícita.
A pesquisa implicará em algum tipo de desconforto, ou mesmo risco, à integridade física ou moral do participante da pesquisa. O pesquisador prevê como irá lidar com o desconforto ou riscos.
Os possíveis benefícios resultantes da pesquisa estão apresentados de maneira explícita. Se não há previsão de benefícios, o pesquisador explicita as razões.
O responsável pela pesquisa dispõe-se a elucidar ou fornecer outros tipos de esclarecimentos eventualmente demandados pelos participantes da pesquisa.
É informado e facultado ao participante de pesquisa o direito, de em qualquer momento retirar o seu consentimento para a pesquisa.
Há preocupação com a confidencialidade, privacidade ou sigilo dos dados. Se não for o caso, o pesquisador justifica as razões.
A garantia do anonimato dos participantes está apresentada de maneira explícita. Se não for o caso, o pesquisador justifica as razões.
Está previsto no TCLE a forma de devolução dos resultados para os participantes da pesquisa.
Constam no TCLE os contatos do pesquisador e do CEP/IH para o caso de o participante desejar contatá-los.
O TCLE prevê alguma forma de pagamento/recompensa que viole as disposições Resolução CNS 196/96.

       



Universidade de Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências (ICC) – Centro – Mezanino – Departamento de Serviço Social, Sala B1 683