Pesquisador


Informamos que a partir de hoje, dia 30/09/2013 está disponível o atendimento via telefone para esclarecimento sobre a utilização da Plataforma Brasil, o atendimento telefônico será de segunda à sexta, das 08h às 20h, pelo horário de Brasília. No DISQUE SAÚDE 136, escolher opção 8 e depois opção 9, solicitar ao atendente suporte ao Plataforma Brasil.

Como submeter um Projeto

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências Humanas informa que passará a utilizar o Sistema Plataforma Brasil para o recebimento de projetos de pesquisa.

O sistema Plataforma Brasil é uma base nacional que reune todos os Comitês de Ética em Pesquisa distribuídos pelo País. Nenhum Comitê de Ética terá ingerência sobre a forma e distribuição e recebimento de projetos, para que haja mais chances de seu projeto ser enviado para revisão ética ao CEP/IH, sugerimos que no momento do cadastro de sua nova submissão, você indique o Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília como instituição proponente.

Dúvidas referentes a problemas encontrados no Sistema Plataforma Brasil devem ser enviadas ao suporte de ajuda da própria Plataforma.

Que projetos devem ser enviados ao CEP/IH

A pesquisa social traz desafios particulares ao atual sistema de revisão ética instituído no Brasil, o Sistema CEP/CONEP. A missão do CEP/IH é pensar esse sistema à luz das particularidades da pesquisa social. Por isso, restringimos nosso trabalho de revisão aos estudos que utilizem técnicas qualitativas de levantamento de dados ou análise dos dados, tais como entrevistas, observação, survey ou questionários.

Quando devo submeter meu projeto

Para que o cronograma de sua pesquisa não seja prejudicado é importante que você considere o tempo de submissão de seu projeto a este Comitê de Ética em Pesquisa. A avaliação ética de projetos de pesquisa é um processo minucioso que pode demandar tempo. Por isso, tente submeter seu projeto com certa antecedência para que o ritmo de reuniões mensais do CEP/IH não impacte em sua pesquisa. O CEP/IH só considera projetos que não tiveram sua etapa de coleta de dados iniciada. Para mais informações confira o nosso calendário de reuniões.

Os projetos aceitos na etapa de check list (Conferência de documentos) até 15 dias antes da próxima reunião serão encaminhados para análise.

Passos

1. Leia a Resolução CNS nº 466/12. Se desejar, vá à biblioteca e busque referências para entender melhor o sistema e a revisão da pesquisa social. Leia também o tutorial de submissão de projetos via Plataforma Brasil elaborado pelo CEP/IH.

2. Organize seus documentos para a submissão do projeto online. Lembre de coletar todas as assinaturas necessárias, isto é, do pesquisador, da instituição onde levantará os dados, etc.

Modelo de carta de encaminhamento de projetos ao CEP/IH
Modelo de termo de aceite institucional
Modelo de TCLE
Termo de autorização para utilização de imagem
Termo de responsabilidade pelo uso de informações e cópias de documentos para fins de pesquisa

3. Para elaborar seus relatórios parciais e final,  utilize o roteiro para elaboração dos relatórios de pesquisa. O cronograma do projeto deve apresentar as datas de entre dos relatórios finais ou parciais. Lembramos que, conforme normatiza a Resolução CNS 196/96, itens VII.13 letra “d” e IX.2 letra “c”, é obrigatória a apresentação de um relatório da referida pesquisa no prazo de 1 (um) ano a contar da data de aprovação do projeto.

4. Se tiver dúvidas, vá à seção Perguntas Frequentes. Se dúvidas persistirem, escreva-nos.


Como são os prazos para o processo de análise

Visualize aqui o fluxograma do processo de avaliação do CEP/IH.



Universidade de Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências (ICC) – Centro – Mezanino – Departamento de Serviço Social, Sala B1 683